sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Bolo de Reis (Uma velha tradição natalina)


O Bolo de Reis (Uma velha tradição natalina)
Postado por Elias, O Profeta


No dia 06 de Janeiro celebramos a Epifania do Senhor, o dia dos Três Reis Magos e o décimo segundo dia de Natal. Com um grande interesse de popularizar esta festa tão esquecida nas nossas grandes cidades, tivemos a idéia de oferecer a receita do Bolo do dia de Reis para enriquecer sua festa de Santos Reis:

Ingredientes: 4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 tabletes de fermento biológico 1 xícara (chá) de açúcar 4 colheres (sopa) de leite 5 ovos 3 colheres (sopa) de vinho do Porto 2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva 1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente 4 colheres (sopa) de amêndoas picadas 4 colheres (sopa) de nozes picadas 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas 100 g de cerejas cristalizadas 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo: Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve. Em uma tigela misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Coloque emoutra tigela 4 ovos, o vinho do porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve. Em uma superfície lisa, coloque a farinah de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa. Acrescente a massa crescida e misture. Junte, aos poucos, os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos. Adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15cm de diâmetro. Transfira a massa para uma assadeira para pizza com 30cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas. Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leveo bolo ao forno por 40 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande. Em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos. Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.

Glacê :
• 2 colheres (sopa) de suco de limão
• 2 colheres (sopa) de leite quente
• 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Glacê: Misture o açúcar de confeiteiro com o leite quente e o suco de limão e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas e folhinhas feitas com figo ou limão cristalizado.
Feliz dia de Santos Reis!

(Fontes: http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/2433/bolos/bolo_dos_reis_2_.html / http://www.blocosonline.com.br/sites_pessoais/sites/lm/culinar/culinareis.htm )

Nenhum comentário: