22 de Novembro - Santa Cecília, Virgem e mártir

Viveu no terceiro século

Uma das mais famosas virgens mártires. Ela era um membro de uma família nobre e casou-se contra sua vontade com Valeriano, mas o convenceu a respeitar sua virgindade e ele se converteu ao cristianismo. Valeriano e o irmão de Cecília, Tiburcio foram presos e seu corpos martirizados. Eles foram decapitados no vilarejo de Pagus Tropius perto de Roma.
Quando estava enterrando os dois, Cecilia foi presa e julgada por Almachius, que a condenou a morte por asfixia, presa em uma sala de banho turco totalmente lacrada.
É a padroeira dos músicos porque diz a tradição que, quando foi colocada para morrer asfixiada na câmara de banho turco, não parava de cantar musicas de louvor ao Senhor e depois de longo tempo, os seus executores ficaram furiosos e mandaram que ela fosse degolada.

O soldado encarregado de cortar sua cabeça falhou de maneira inexplicável e Santa Cecília viveu por três dias antes de morrer pelos seus ferimentos em 16 de setembro. Ela foi enterrada no cemitério de São Callistus.
Seu nome entrou para a "Prece Euscaristica" bem cedo. O Papa Paschal I (817-824) mandou que suas relíquias fossem levadas para Trastevere. Assim suas relíquias estão hoje na Catedral de Santa Cecília em Trastevere.
É a santa que tem mais capelas e templos, com seu nome, na Europa.
Temos varias igrejas e capelas paroquiais com o seu nome em Boadella d'Empordà, Montcal, Sadernes, Les Serres, Terrades y Torrentbó. Tambem temos capelas em São Miquel de Pineda e outra na Catedral de Girona . Em Mieres se celebra uma festa no seu dia com todos os músicos da cidade e dos arredores.

Sua festa é celebrada no dia 22 de novembro.

Fonte: Cadê meu santo

Comentários