Liturgia Católica: O tempo do Advento
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Coroa do Advento |
Na tarde do próximo sábado iniciaremos o novo Ano Eclesiástico, com a celebração do primeiro Domingo do Advento. Os textos deste tempo litúrgico nos recordará o período em que o povo de Deus aguardava com ansiedade a primeira vinda do Redentor. Do mesmo modo, também nos exortará quanto a segunda vinda do Senhor e a necessidade de sermos vigilantes e orantes, para não sermos pegos de surpresa no Grande Dia.
Estudaremos atentamente a liturgia ritual da Igreja, com os seus sacramentos, ofícios e atos devocionais, e a profundidade dos mistérios da redenção que anualmente celebramos no ano litúrgico. Nas próximas postagens iremos tratar sobre a grandiosidade deste tempo litúrgico e quanto a sua relevância para com a nossa vida espiritual.
O tempo do Advento - Introdução
A palavra advento vem do latim “adventus”, que significa “chegada”. Sua primeira referência remonta ao século IV da era cristã. O sínodo de Saragoça, na península Ibérica, prescrevia um tempo de três semanas em preparação a festa da Epifania. Em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o advento no século V. Em alguns países o advento possuía um caráter parecido com o da quaresma, com seis semanas em jejum, oração e abstinência. Contudo, somente no século VII, Roma acrescentou o aspecto escatológico do advento, recordando a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado com cinco semanas.
Atualmente, o advento é celebrado com quatro domingos e suas respectivas semanas. Inicia-se com o quarto domingo antes do Natal, encerrando-se logicamente, com a oração de I Vésperas do Nascimento do Redentor. Curiosamente o advento também é celebrado por algumas igrejas protestantes, com a Anglicana, luterana, metodista, batista e outras.
Nas duas primeiras semanas, a Igreja nos convida a meditar nas leituras que falam da segunda vinda gloriosa do Senhor (temática escatológica). O advento é centralizado pela ordem de Cristo que nos pede para “orar e vigiar”: Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. (São Mateus 24, 42).
Nas duas últimas semanas (entre 17 e 24 de dezembro) nós somos convidados a celebrar a primeira vinda de Cristo, que se fez homem e habitou entre nós (João 1, 14). Durante este período, no ofício de Vésperas, são cantadas as antífonas alegres em honra da Santíssima Virgem Maria, que em breve se tornará a mãe do redentor. Essas antífonas são iniciadas com a letra “Ó”. De onde vem o famoso título de Nossa Senhora do Ó.
Antífonas do "Ó"
Die 17 Decembris
O Sapientia quæ ex ore Altissimi prodisti, attingens a fine usque ad finem, fortiter suaviter disponens omnia: Veni ad docendum nos viam prudentiae |
17 de dezembro
Ó Sabedoria que saístes da boca do altíssimo atingindo de uma a outra extremidade e tudo dispondo com força e suavidade: Vinde ensinar-nos o caminho da prudência |
Die 18 Decembris
O Adonai et Dux domus Israel, qui Moysi in igne flammæ rubi apparuisti et ei in Sina legem dedisti: Veni ad redimendum nos in brachio extento |
18 de dezembro
Ó Adonai guia da casa de Israel, que aparecestes a Moises na chama do fogo no meio da sarça ardente e lhe deste a lei no Sinai Vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço. |
Die 19 Decembris
O Radix Jesse qui stas in signum populorum, super quem continebunt reges os suum, quem gentes deprecabuntur: Veni ad liberandum nos; jam noli tardare |
19 de dezembro
Ó Raiz de Jessé erguida como estandarte dos povos, em cuja presença os reis se calarão e a quem as nações invocarão, Vinde libertar-nos; não tardeis jamais. |
Die 20 Decembris
O Clavis David et sceptrum domus Israel: qui aperis, et nemo claudit; claudis et nemo aperit: Veni, et educ vinctum de domo carceris, sedentem in tenebris et umbra mortis |
20 de dezembro
Ó Chave de Davi o cetro da casa de Israel que abris e ninguém fecha; fechais e ninguém abre: Vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte. |
Die 21 Decembris
O Oriens splendor lucis æternæ, et sol justitiæ Veni et illumina sedentes in tenebris et umbra mortis. |
21 de dezembro
Ó Oriente esplendor da luz eterna e sol da justiça Vinde e iluminai os que estão sentados nas trevas e à sombra da morte. |
Die 22 Decembris
O Rex gentium et desideratus earum lapisque angularis, qui facis utraque unum: Veni et salva hominem quem de limo formasti |
22 de dezembro
Ó Rei das nações e objeto de seus desejos, pedra angular que reunis em vós judeus e gentios: Vinde e salvai o homem que do limo formastes |
Die 23 Decembris
O Emmanuel, Rex et legifer noster, exspectatio gentium, et Salvador earum: Veni ad salvandum nos, Domine Deus noster |
23 de dezembro
Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança e salvador das nações, Vinde salvarnos, Senhor nosso Deus. |
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