X Domingo Depois de Pentecostes: "Todo o que se exalta será humilhado, e todo que se humilha será exaltado." (Ev.)
![]() |
O Fariseu e o Publicano |
A Igreja desenvolve este pensamento, de modo tristemente realístico, nas lições do breviário. Atália, depois de ter cometido os mais graves atentados contra Deus de Jacó, de Abraão e dos profetas e de ter levado o seu arrojo e o seu orgulho ao ponto de levantar no átrio do templo um altar à Baal, foi lançada numa janela de seu palácio à rua e devorada pelos cães. E Joás, um pobre órfão, descendente de Davi, mas perseguido pela fúria de Atália, que procurava extinguir toda a família real para melhor assegurar a impunidade de seus crimes, foi alçado ao poder com sete anos de idade e dele deixou a Sagrada Escritura este belo elogio:"Joás praticou o que era justo diante de Deus". É que há duas classes de homens, conform diz Pascal: "Os santos que se julgam réus de todos os crimes e os pecadores que não encontram em sim culpa alguma. Os primeiros são humildes e Deus os glorificam, os segundos são orgulhosos e então Deus os abate e os castigam.
![]() |
Coroação de Joás |
Defendei-me, Senhor, como a pupila dos olhos. Vós vede Senhor, o que é reto e justo (Grad.). Ao senhor elevei a minha alma e nele coloquei a minha esperança. Não me torneis, Senhor, objeto de irrisão para aqueles que me querem mal.
Meditemos além disso na grande lição do evangelho de hoje, do fariseu e do Publicano.
![]() |
Santo Joás |
Epístola
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios (ICor 12, 2-11) - Irmãos: Sabeis que, quando éreis pagãos, vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos. Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.
Evangelho de Domingo:
Comentários