Catecismo Romano: Da parte dos Sacramentos - O Batismo - Matéria Remota e Corolário

V. Matéria Remota: 1. Água natural: Matéria ou elemento deste sacramento é qualquer espécie de água natural, seja de mar, de rio, de banhado, de poço ou de fonte, uma vez que possa (simplesmente) chamar-se de água sem nenhuma restrição.

Com efeito, Nosso Senhor assim doutrinou: "Se alguém não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus"(Jo 3,5). E o Apóstolo vai dizer que a Igreja foi purificada pela ablução da água (Efésios 5,26). Numa Epístola de São João, lemo0s a seguinte passagem: "Três são os que dão testemunho na terra: o espírito, a água e o sangue" (1João 5,9). A mesma afirmação se comprova em outros testemunhos da Sagrada Escritura.

Corolário: O Batismo no fogo e no Espirito Santo: Se contudo São João Batista anunciou que o Senhor viria para batizar "no fogo e no Espírito Santo" (Mt 3,11), suas palavras não se referem de modo algum á matéria do Batismo, mas operação interior do Espírito Santo, ou antes, ao milagre que se manifestou no dia de Pentecostes, "quando o Espírito Santo desceu do céu em forma de língua de fogo" (Atos 2,1), sobre os Apóstolos. É um milagre  que Cristo Nosso Senhor havia predito em outro lugar: "João batizou com água, mas dentro de poucos dias sereis vós batizados no Espírito Santo" (Atos 1,5).

Figuras... De mais a mais, as Escrituras nos mostra que Nosso Senhor anunciou de antemão (a matéria do Batismo), por meio da figura e profecias. Em sua primeira Epístola, o Príncipe dos Apóstolos nos dá a entender que uma imagem e semelhança dessas águas era o Dilúvio (1 Pedro 3,19ss), pelo qual o mundo foi purificado, porquanto "era enorme a malícia dos homens na terra, e todos os seu desejos de seu coração tendiam para o mal" (Gn 6,5). A travessia do Mar Vermelho também era uma figura desta água, conforme a interpretação de São Paulo em sua carta aos coríntios (1Cor 10,1). Só de leve lembramos as abluções de Naamã Sírio (4 Reg 5,14), a virtude da milagrosa piscina de Betsaida (Jo 5,2ss), e outros fatos semelhantes, nos quais facilmente se descobrem outros tantos símbolos e mistérios.

Pag 226

(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - 1962 - Ed. Vozes)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS