Catecismo Romano: Da parte dos sacramentos (Parte V)

Existe uma quarta, pela qual se pode julgar necessária a instituição dos Sacramentos. Deviam servir de senha e divisa para os fiéis se reconhecerem entre si. Conforme disse Santo Agostinho, nenhum grupo de homens pode constituir corpo jurídico, a título de verdadeira ou falsa religião, se os membros componentes se não ligarem entre si, pela convenção de alguns sinais distintivos da sociedade.Ora os sacramentos da Nova Lei satisfazem esta nova exigência , porquanto distingue dos fiéis,os seguidores da fé cristã,e unem os fiéis entre si, mediante um vínculo sagrado (St. Agostinho contra Fausto).


Profissão públicas de Fé: Outra razão ponderável para a instituição dos sacramentos vem expressa nas palavras do Apóstolo: "Crê-se de coração para ser justificado. Mas para ser salvo, se faz confissão de boca (Rom 10, 10). Ora pelos sacramentos fazemos de forma pública a nossa profissão de fé, e damo-la a conhecer na face dos homens. Quando, por exemplo, comparecemos ao Batismo,damos público testemunho de que acreditamos que, pela virtude da água,  em que somos purificados pelo sacramento, também se opera a ablução espiritual de nossa alma.


Aumento de amor fraterno: Alem disso os sacramentos são de grande eficácia, não só para ativar e nutrir a fé em nossos corações, mas também para inflamar em nós aquela caridade, pela qual devemos amar uns aos outros; porquanto nos recordam que, pela participação dos mesmo mistérios, nos unimos uns aos outros pelos laços mais estreitos, e nos tornamos membros de um só corpo.


Repressão do orgulho: Há por outro último motivo, uma outra razão de suma importância para a vida cristã. Os sacramentos domam e reprimem o orgulho do espírito humano. São para nós uma escola de humildade, pois que nos obrigam a submeter-nos a elementos sensíveis, em obediência a Deus, de quem nos havíamos amplamente separados, para nos fazermos escravos das coisas deste mundo.


São estes os pontos principais, que deverão ser explicados ao povo cristão, acerca do nome, natureza e instituição dos sacramentos.

(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - 1962 - Ed. Vozes)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS