terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de Junho - São Bonifácio, Bispo e Mártir

Bispo e Apóstolo da Alemanha .

Nasceu em Crediton, Devonshire Inglaterra em 680 e faleceu em Dokkum, Friesland, Holanda em 754.

Após entrar para os Beneditinos com 14 anos ele foi educado em Exeter e na Abadia de Nurling em Winchester. Ordenado em 710 e tendo uma excepcional habilidade como professor e pregador, Bonifácio logo se tornou o Diretor da Escola, mas ele queria ser missionário e em 716 pediu para ser enviado para a Alemanha. Como não consegui permissão ele foi ao Papa Gregório II(715-731) e o convenceu e em 718  foi indicado como missionário. Indo para  Friesland, na Holanda ele tomou o nome de Boniface e trabalhou  ali e na Bavária, em Hesse, Thuringia, Franconia e na Alemanha até 713 quando o Papa o consagrou  Bispo Regional para a Alemanha.

Ele conseguiu a proteção da formidavel  figura política de Charles Martel (714-741). Ele demoliu o famoso Carvalho de Thor em Giesmar, a grande arvore sagrada onde as tribos pagãs saxonicas adoravam seus deuses e em seguida construiu uma igreja dedicada a São Pedro usando a madeira da árvore e fundou um Monastério em Ohrduf, trazendo monges da Inglaterra.  

Em 731 Bonifácio foi indicado Bispo Metropolitano do Reno, uma posição que permitia a ele  criar novas Dioceses ali e na Bavária. Ele fundou Mosteiros em Reichenau, em Murbacj e em Fitzlar.
Em 737 São Bonifácio com  São Sturni fundaram a Abadia de Fulda, a qual se tornou  o centro monástico do norte da Europa.

Quando Carlos Martel morreu em 741, Bonifácio trabalhou para reformar a Igreja nos territórios franceses. Ele  convocou e realizou 5 Sínodos convocados pelo filho de Carlos, Pepino entre 741 e 747. O Papa Zacarias (741-752) indicou  Bonifácio para a Sé de Mainz nomeando-o Primaz da Alemanha. Bonifácio corou Pepino (751-768) Rei dos Franceses.

Em 754 Bonifácio deixou sua Sé e retomou seus esforços missionários em Friesland. No seu caminho para receber a sua confirmação em Dokkum Bonifácio e seus companheiros foram atacado por  pagãos e assassinados  em 5 de junho de 754. Seu corpo foi levado e enterrado em Mainz. Logo seu túmulo  se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditado as sua intercessão. Assim mais tarde sua tumba foi para Fulda e algumas de suas relíquias para Ultrecht na Holanda e outras no Santuário de São Bonifácio na Catedral Mainz.

Sua festa foi estendida para a Igreja universal em 1874 pelo Papa Pio IX.

São Bonifácio é o apostolo dos germanos,  padroeiro de Fulda , dos padeiros e dos alfaiates.
 Na arte litúrgica da Igreja ele  mostrado com um bispo com uma mitra e ou croça Seu símbolo é um livro atravessado por uma flecha.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, recentemente visitou e orou em seu túmulo.

Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/sao_bonifacio.htm

Nenhum comentário: