Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Pecadores na Igreja Católica
![]() |
Religiosa consagrada (Mt 19,12) |
RESPOSTA: A Igreja Católica é a legítima herdeira do povo de Deus do Antigo Testamento; é o povo da Nova e Eterna Aliança. Ora, a Bíblia testemunha como Deus castigava severamente, até com morte, os pecadores do povo de Israel, até com morte, os pecados do povo de Israel, mas não expulsou a ninguém! Afirmava: "Não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva" (Eze 33,11).
Por isso a Igreja Católica pune vários pecadores até com a excomunhão (pelo aborto); a outros, amasiados nega o direito ao enterro eclesiástico, ou a serem padrinho de Batismo e de Crisma, etc., mas não os expulsa, (como fazem muitas seitas), rezando por eles e convidando-os sempre a uma conversão sincera de seus corações.
Nos Evangelhos Jesus compara sua Igreja (Reino de Deus) ao campo, cujo o dono permite crescer o joio junto ao trigo, e somente no tempo da colheita ordenará aos ceifeiros: "apanhai primeiro o joio e atai em feixes pra ser queimado; mas o trigo recolhei-o no meu celeiro" (Mt 13,24-30).
O mesmo se dá na parábola com bons e maus peixes (Mt 13,47,50): "... Assim acontecerá no fim do mundo: Virão os anjos e separarão os maus dos justos, e os lançarão na fornalha do fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes".
O próprio Jesus aceitou na sua Igreja (companha dos Apóstolos) um pecador, o publicano Mateus, e fez dele um Santo Apóstolo. E aos fariseus escandalizados com semelhante atitude, Jesus respondeu: Não precisam de médico os que tem boa saúde, mas os doentes... Eu não vim chamar os justos mas sim os pecadores" (Mt 9,9-13). - Nas Escrituras vemos também que no primeiro colégio Apostólico teve um traidor que apostatou a fé e vendeu o Senhor por trinta moedas de prata, este foi Judas Escariotes.¹
![]() |
O Senhor e o Reino de Deus (Mt 13,24-30) |
Para historiadores honestos e coerentes, a existência contínua da Igreja Católica durante os 20 séculos, apesar de tantos pecadores, heréticos e perseguidores, - é a mais evidente prova de sua origem divina, e da eficácia e promessa de seu fundador, Nosso Senhor Jesus Cristo: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la" (Mt 16,18), e : "Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20).
Portanto, não se espante os fiéis que dentro da Igreja existam pecadores, dentre eles, leigos, padres, bispos e até alguns Papas, já que o próprio Senhor nos afirmou em suas parábolas que haverá sempre Joio junto ao trigo até o fim dos tempos. E assim, concluímos lembrando que além do joio, temos milhares de homens e mulheres que desde os primórdios da Igreja até os dias atuais dão testemunho eficaz e vivo da verdade e do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo no mundo. A Igreja Católica é atualmente a responsável pela maioria dos trabalhos sociais e de assistência aos necessitados do mundo, mas isso é assunto para uma próxima postagem do nosso blog.¹
(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!
Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV
1 - Texto apêndice do blog
Comentários