Nossa Senhora do Sábado: Dogma da Assunção ao Céu

Assunção ao Céu

51 - Como terminou para Maria Santíssima a vida na terra?
Tendo terminado o curso de sua vida aqui na terra, Ela foi elevada, assunta ao Céu, em corpo e alma. E esse singular privilégio concedido por Deus a Maria é um dogma de nossa Fé, definido pelo Papa Pio XII, no dia 1° de novembro de 1950: "... com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados Apóstolos São Pedro e São Paulo e com a Nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminando o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial" (n. 44).

52 - Em que se baseia a Igreja para definir que Maria foi assunta ao Céu em corpo e alma?
1) Na Sagrada Escritura: Essa verdade da fé está contida implicitamente na Bíblia, naqueles lugares já citados por nós quando tratamos da Imaculada Conceição e da Maternidade divina de Maria. De fato, se Maria foi preservada do pecado original, de qualquer outra mácula e cheia de graça desde a sua conceição, conseqüentemente não devia também ser vencida pela morte.
O mesmo se conclui do fato de Maria ser a Mãe de Deus. A dignidade tão excelsa de ser Mãe de Deus não é compatível com a humilhação da podridão do sepulcro.
Outros lugares da Escritura fazem também menção implícita da Assunção de Maria: SI 131, 8; SI. 44, 10; Apoc. 12, 1).
2) É sobretudo na Tradição unânime e constante que a Igreja se baseia para a definição desse dogma mariano. De fato, a Igreja é assistida pelo Espírito Santo. Ora, o Espírito Santo não poderia deixar sua Igreja durante tantos séculos professar um erro. E desde os primórdios, especialmente na sua Liturgia, a Igreja professou sua crença na Assunção gloriosa de Maria.
53 - Assunção e o mesmo que Ascensão?

Não. Ascensão de Jesus é a subida de Jesus ao Céu, pelo seu próprio poder divino.
Assunção de Maria é a elevação de Maria ao Céu, não pelo seu próprio poder, mas pelo poder de Deus.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS