Nossa Senhora do Sábado: Promessas de Maria


8 - Que se entende por promessas de Maria?

Entende-se por promessas de Maria certas profecias, contidas no Antigo Testamento, que tratam mais particularmente desta augusta Virgem e pelas quais Deus quis anunciá-La ao mundo, muitos séculos antes de Ela nascer.

9 - Quais as principais promessas de Maria?

a) Gênesis III, 15: "Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela, e ela esmagar-te-á a cabeça”.

b) Cânticos VI, 9: "Quem e aquela que vem como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol e terrível como um exercito em ordem de batalha?"

Cânticos II, 2: "Como o lírio no meio dos espinhos, tal é minha amada entre os filhos de Adão."

c) Isaías VII, 14: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho que será chamado Emanuel".

Há ainda numerosas promessas de Maria no Antigo Testamento.

10 - Explique a primeira promessa de Nossa Senhora.

A "mulher" anunciada é Maria Imaculada; a "descendência", ou posteridade da mulher, é Jesus Cristo, seu Unigênito Filho, e em Jesus Cristo todos os cristãos. A serpente é o demônio, e a raça da serpente são os que de tal modo cometem o pecado que se identificam com ele: "Quem comete o pecado é do demônio" (I Jo. III, 8).

Maria esmaga a cabeça da serpente, isto é, vence o demônio: primeiro e principalmente por seu Filho Jesus, vencedor do demônio e do pecado; segundo, pela sua Imaculada Conceição.

Deus estabeleceu, assim, "inimizades" perpétuas e irreconciliáveis entre Maria e o demônio, entre a posteridade de Maria e a do demônio. Os hereges de todos os tempos compartilharam dessa inimizade, do lado do demônio, atacando o culto a Maria, destruindo suas imagens e santuários, perseguindo seus devotos.

11 - Por que Maria e comparada à aurora ?

A aurora anuncia o nascer do sol; Maria anuncia o nascimento do Sol de Justiça, Nosso Senhor Jesus Cristo, luz do mundo.

12 - Por que Maria é comparada à lua?

A lua excede às estrelas em brilho e beleza; Maria excede a todos os santos e anjos em santidade e glória. A lua recebe toda a luz do sol, assim toda a graça e glória de Maria vem de Deus. A lua guia os homens durante a noite; Maria guia o cristão na noite desta vida, na noite das tentações.

13 - Por que Maria é comparada ao sol?

O sol sobrepuja todos os astros em beleza e luz; Maria sobrepuja todos os santos e anjos em beleza e glória. O sol ilumina, alegra, aquece, fecunda; Maria conforta os corações, abrasa-os do divino amor, fá-los produzir frutos de boas obras.

14 - Por que Maria é comparada a um exército em ordem de batalha?

Para nos fazer compreender o grande poder que Deus deu a Maria a fim de nos defender contra os assaltos do demônio.

15 - Por que Maria é comparada ao lírio entre os espinhos?

Para nos mostrar a sua pureza virginal, da qual essa flor é o símbolo. E porque o lírio era tido como remédio contra as mordeduras de serpente; assim Maria é remédio contra as tentações.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários