Nossa Senhora do Sábado: Pais de Maria Santíssima e Introdução aos Dogmas Marianos


26 - A que nação pertencia Maria?

A nação judaica, que foi outrora escolhida por Deus para conservar sobre a terra o depósito da verdadeira religião e dar ao mundo o Salvador prometido.

27 - Como se chamavam os pais de Maria?

São Joaquim e Santa Ana, ambos recomendáveis pela sua virtude.

28 - De que tribo e de que família eram os pais de Maria ?

Da tribo de Judá e da família de Davi.


Dogmas Marianos

29 - Que são dogmas?

São todas as verdades reveladas, e propostas a crer pela Igreja como tais, ou seja, como de fé divina; e ainda todas as verdades cujas contraditórias foram condenadas pela Igreja como heréticas; e todas as verdades manifestamente contidas na Sagrada Escritura.

30 -A Igreja é infalível quando nos propõe um dogma para crer?

Sim, porque a Igreja é assistida pelo Divino Espírito Santo: "Rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Paráclito, para que permaneça convosco até a consumação dos séculos, Espírito de verdade" (Jo. 14, 16). Nosso Senhor disse ainda: "Ide, ensinai a todas as gentes... Eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 28,20). Se a Igreja errasse na proposição de uma verdade da fé, teria falhado a promessa de Nosso Senhor. O que é manifestamente um absurdo.

31 - Quais são os dogmas marianos?

Os dogmas marianos, ou seja, as verdades sobre Nossa Senhora reveladas por Deus, definidas como tais pela Igreja e por Ela propostas à nossa crença são; a Imaculada Conceição, a Maternidade Divina, a Virgindade Perpétua e a Assunção Gloriosa.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS