Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: PURGATÓRIO

Resposta: É verdade que não se encontra na Bíblia a palavra “purgatório”, como também não achamos nela as palavras de “sacramento da confissão”, da “Eucaristia” e do “Crisma”. No entanto, a Bíblia descreve duas situações, estados ou lugares que se identificam com a idéia de purgatório: “2 Macabeus 12, 43-
sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.
Vejam: ser livre de seus pecados, depois da morte, pelo sacrifício expiatório, indica claramente a existência do purgatório.
Nas palavras de Jesus em: “Mateus 5, 25-
Assim, “sair desta prisão depois da morte”, depois de ter pago o último centavo (seja pelo sofrimento próprio, seja pelas orações e expiações dos vivos), pode acontecer só no purgatório.
Outra alusão à existência do purgatório encontramos: “1 Coríntios 3, 12-
Entre várias testemunhas cristãs dos primeiros séculos, escreve Tertuliano: “A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte”. (De Monogamia, 10)
(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!
Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV
Comentários