Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Veneração de imagens

Acusação: Os católicos praticam idolatria fazendo e adorando imagens, o que Deus proíbe na Bíblia, dizendo: “Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra” (Ex: 20,4).

Resposta: O mesmo Deus no livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima d Arca da Aliança (Ex 25,18-20). Manda-lhe também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima de uma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21,8-9). Manda ainda Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas e flores, bois e leões (I Reis 6,23 e 7,29).

Seria uma grave blasfêmia desses protestantes considerar Deus como esclerosado, já que num lugar da bíblia o próprio Deus manda fazer esculturas, esquecido que no outro lugar teria proibido! Ora, os primeiros cristãos matizados aos milhares porque se recusavam adorar ídolos, pois, escutaram a bíblia com respeito e atenção. Eles não tiraram estes textos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram assim convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de falso deuses e cultuá-los.  – como faziam os seus vizinhos pagãos, - mas Ele não proíbe fazer outras imagens de culto que eram veneradas e usadas inclusive para operar milagres.

Eis o verdadeiro sentido da proibição bíblica, no seu contexto: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura de ídolos (falsos deuses pagãos) de coisa alguma que está no céu, nas águas ou debaixo da terra. Não te postaras (diante de falso deuses) diante deles e não lhes prestará culto. (como faziam os pagão) (Ex 20,2-5). Esta proibição da bíblia se repete em várias passagens da bíblia como por exemplo: “Não adores nenhum outro Deus” (Ex 34,14) ou “Não fará para ti deuses fundidos” (Ex 34,17)

Por isso muitos cristãos pintavam imagens de cenas bíblicas nas catacumbas durante os primeiros séculos das perseguições, e levaram para séculos posteriores a veneração do Cristo-Sofredor no manto de verônica, no Santo Sudário, guardado em Turim na Itália.

Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da via-sacra, de Jesus Crucificados e dos santos era o livro dos pobres analfabetos, no qual poderiam extrair seus conhecimentos divinos. Isso ainda vale para milhões de pessoas.

O sentido da veneração das imagens de Jesus Cristo da Virgem Santíssima e dos Santos e anjos estão resumidos na oração do ritual romano de benção das imagens:

“Deus eterno e todo-poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura das imagens dos santos, para que sua vista possamos meditar seus exemplos e imitar as virtudes...”

Agora vejamos algo bastante interessante, quando um católico é abordado com relação aos conceitos e dogmas de sua religião este mesmo em muitos dos caso hesita em responder ou até desconhece o assunto até que um lobo em pele de cordeiro o seduza, assim como a serpente seduziu Eva a cair na heresia. Isso mostra a falha na nossa catequese e nas homilias dos padres atuais que não pregam a doutrina católica de forma fervorosa em virtude de preservar uma alma no seu estado de graça. Agora porque estes mesmo católicos ao terem dúvida com sua religião não procuram seu legítimo pastor para sanar sua dúvida? Engraçado Eva e Adão sabiam que era errado provar do fruto proibido, porém não invocaram a Deus quando a serpente lhes enganou. E qual foi a conseqüência? Foram expulsos do paraíso e perderam seu estado de graça divina. Diferente são os protestantes que criam todo o tipo de acusações sem fundamento ou com fontes e conceitos distorcidos, sem mencionar fontes, sem mencionar o texto bíblico por completo e fazer uma competente exegese dos textos mencionados e muitos mesmo assim caem em sua lábia de serpente. É preciso acordar e entender que mentirosos, trapaceiros e os inúmeros lobos em pele de cordeiros estão espalhado para disseminar todo o tipo de calúnia afim de destruir a igreja de Cristo com suas mentiras.
 Assim diz a Segunda carta de São Pedro Apóstoslo Capitulo 1 versículos de 01 à 10
Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina.
Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.
Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme.
Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno onde os reserva para o julgamento;
se não poupou o mundo antigo, e só preservou oito pessoas, dentre as quais Noé, esse pregador da justiça, quando desencadeou o dilúvio sobre um mundo de ímpios;
se condenou à destruição e reduziu à cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra para servir de exemplo para os ímpios do porvir;
se, enfim, livrou o justo Lot, revoltado com a vida dissoluta daquela gente perversa
(esse justo que habitava no meio deles sentia cada dia atormentada sua alma virtuosa, pelo que via e ouvia dos seus procedimentos infames),
é porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo,
principalmente aqueles que correm com desejos impuros atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem falar injuriosamente das glórias,
Segue abaixo alguamas imagens dos “verdadeiros adoradores” de esculturas:

PASTOR E PASTORA EVANGÉLICA ORAM PROSTRADOS DIANTE DA IMAGEM DE ESCULTURA DA ARCA PELOS PEDIDOS FEITO A DEUS DEPOSITADOS NA MESMA Igreja Apostolica Novo Cantico No culto da unção de 30/04/2009 foi uma grande benção, o apóstolo Anderson e a bispa Karina oraram pelos pedidos, nomes, fotos, carteiras de trabalho e curriculos depositados na arca da aliança e houve um grande mover do Senhor, onde vimos curas, caroços que sumiram, libertação e muitos dons derramados. não fique de fora desse mover, participe você também do verdadeiro envio apostólico! todas as quintas-feiras às 20:00h. te esperamos aqui!( http://www.igrejanovocantico.com/2009_04_01_archive.html

IGREJA PRESBITERIANA Localização: Rua Silva Jardim, 23 – Centro – RJ Praça Rev. Mattathias Gomes dos Santos

ASSEMBLEIA DE DEUS DE LIMA PERU FAZ IMAGENS DE ESCULTURA PARA EVANGELIZAR 3 Piece Natividade - Manos Amigas Esta organização sem fins lucrativos ligadas a uma igreja evangélica de Assembléias de Deus está localizado em Lima. Mãos Amigas, que significa "mãos juntas na amizade", trabalha com oficinas, grupos e associações que fazem cerâmica, jóias, instrumentos musicais e enfeites de Natal em Lima e no altiplano andino.--( http://www.globalgalleryonline.org/prodview56KZLLTT.html )

EVANGÉLICO BILLY GRAHAM É HOMENAGEADO COM IMAGEM DE ESCULTURA EM CULTO COM MILHARES DE FIÉIS Billy Graham presidente da convenção evangélica Sul Batista é homenageado com escultura na reunião anual em Greensboro, NCA escultura apresenta um sete-pé-alto representação permanente de Graham 17-pé ao lado de uma cruz.VER O LINK---( http://www.floridabaptistwitness.com/6122.article )ou( AMIGOS E FIÉIS BATISTAS OLHAM ADIMIRADOS PARA GIGANTE IMAGEM DE ESCULTURA FEITA PARA HONRAR Billy Graham ( http://tennesseeguy.wordpress.com/2006/12/13/billy-graham-statue-unveiled-in-nashville-while-son-readies-megabuck-mausoleum/ )

Venda de imagens, castiçais, objetos tidos como milagrosos... Que estranho é um site protestante!

IGREJA QUADRANGULAR ASSIS A ARCA CHEGANDO EM ANDOR NO CULTO DIRIGIDO PELO PASTOR YOSEF AKIVA MOMENTO DE MUITA ADORAÇÃO

PESSOAS PROSTRANDO-SE E CAIDAS POR TERRA DIANTE DO "PODER" VINDO ATRAVÉZ DA IMAGEM DE ESCULTURA A ARCA.

PASTOR DA IGREJA EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA PROSTRADO DIANTE DA IMAGEM DE ESCULTURA A ARCA EM FORTE CLAMAOR--( http://www.saranossaterra.com.br/visualizar.asp?cat=12&cod=4738 ) --ou --(http://www.saranossaterra.com.br/visualizar.asp?cat=17&cod=5761 )

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS NOVA IGUAÇU MOMENTO SOLENE NA ENTRADA DA IMAGEM DE ESCULTURA DA ARCA COM MUSICA TOCAR DO SHOFAR LUZES O GLORIFICAÇÕES COM A VÓZ

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

Paulo Brunella disse…
Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.
O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece.
O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.
Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo.
Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?

Isaías 44:9-19
Este comentário foi removido pelo autor.
Passaram se muitos anos e hoje o ídolo mudou da madeira para o papel. Sim o papel, ou melhor, o dinheiro. Os pastores protestantes adoram esse papel, inclusive as ovelhas dele, bem como todo protestante pentecostal que infesta este país. Estes procuram um Deus que somente o satisfaz nesta vida, sem exigir sacrifícios. Um Deus que, segundo a visão de seitas, apenas dá prazer nesta vida. Isso sim é IDOLATRIA!

Abandonem esta IDOLATRIA e se convertam enquanto é tempo. Largue seus guia cego, antes que ambos caiam no abismo onde não terá como retornar. "Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria". (Colossenses 3, 5)"Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala". (São Mateus 15, 14)

POSTAGENS MAIS ANTIGAS