27 de Setembro - Santos Cosme e Damião, Mártires

Cosme e Damiao foram dois irmãos e médicos, martirizados,eram chamados de Anaryroi ou seja "os sem dinheiro" por causa dos seus serviços de caridade. Ele estudaram medicina na Síria e ficaram famosos pelas sua habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas sem cobrar nenhuma taxa ou consulta. Algumas das suas curas são tidas como milagrosas. Durante a perseguição aos cristão, os irmãos foram presos e levados a frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus( moderna Turquia). Eles foram torturados e por fim decapitados.
Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam as torturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmente decapitados.

As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadas para Roma. Na Idade Média muitas lendas as mais lindas, sempre os envolveram. Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurando instrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas, e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos. Alguns escolares afirmam eles eram gêmeos e com isso eles são considerados tambem padroeiros dos gemeos.
São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa.

No Calendário atual modificado pelo Papa Paulo VI a data da memória passou a ser dia 26/09

Mudanças do Calendário:

Após o Concílio Vaticano II a Igreja assistiu uma alteração nunca vista em toda a história eclesiástica. Mudou a missa e o missal, os rituais de todos os sacramentos ganharam uma aparência nova, foi retirado a obrigatoriedade do véu das mulheres e a abstinência e a penitência foram colocadas de lado. Tudo isso e muito mais aconteu no pontificado do Papa Paulo VI. O Calendário mudou das festas dos Santo e do Ano Eclesiástico. Acabou-se a oitava de Pentecostes, da Assunção, da Natividade de São João, e etc. No Santoral mudou-se a data de comemoração de muitos santos, São Bento comemorado em Março passou para Julho, Santo João Maria Vianey passou a ser comemorado em 4 de Agosto e antes era 09, São Gabriel e São Rafael perderam suas datas particulares e foram unidas ao dia de São Miguel em 29 de Setembro, assim como o dia de São Cosme e Damião que se comemorava no dia 27 e passou ser dia 26/09. Muitos alegam que por causa do sincretismo religioso a data de Santos Cosme e Damião fora alterada, o que é uma afirmação de profunda ignomia, ignorância e de causar desprezo por ser extremamente falsa esta afirmação. Essa mudança fora realizada por motivos que segundo Paulo VI, que alguns santos em que não se tem muitos dados para comprovar suas passagens na terra eles teriam que ser rebaixados a memórias não obrigatórias, e até mesmo dar seu dia a outro Santo que fora considerado de maior relevância, assim para evitar expeculações sobre os mesmos. Porém, Paulo VI não contava que isso piorou a situação, pois historiadores, de grande malicia, começaram a questionar a existência de Santos como Cosme e Damião, São Jorge e outros. A verdade é que mudar algo de quase 2 mil anos não se faz de um dia para o outro, ou em apenas um mês, ou em um ano ou muito mesmos em quatro décadas pós concílio. Essa mudança pode ser observada em nosso site que adota o calendário do Papa João XXIII. Já que a maioria dos fiéis continuaram a comemorar as festas tradicionais nas datas antigas. Essa nota de esclarecimento serve de alerta para que os fiéis que se dizem católicos para ficarem mais atento aos fatos que envolve sua fé.

Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/sao_cosme_e_damiao.htm

Comentários

Risa do Deserto disse…
Eu também continuo a festejar o dia 27 de Setembro! E uma das razões foi o fato de nunca ter apreciado certas mudanças promovidas no calendário das Festas Litúrgicas e dos santos da Igreja,neste caso , como se eles estivessem sido rebaixados à um plano inferior ou mesmo postos em duvida sobre suas virtudes santas! Nunca acatei isto , mesmo desde bem jovem! A segunda razão é que eu fui batizada no dia deles , 27 de setembro precisamente numa Igreja dedicada a eles! Tive esta dita , pois àquela época , a população do Rio de janeiro não era tão grande como hoje e ainda podia-se agendar batismos e até casamentos em dias de santos muito venerados e populares! Eu fui neste caso , consagrada a eles , por meus pais terem tido a vontade de os louvar oferendo uma filha para ser batizada ao dia a eles consagrado. Eles , com certeza são meus padrinhos de batismo junto com Nossa Senhora , que é minha madrinha, pois fui agraciada por meus pais com o seu nome : Regina Celia Assim é que hoje, eu mantenho muito firme o meu grande amor por Maria e uma grande alegria e fé também pelos santos gêmeos ! De Maria , recebí como presente a firmeza na fé e a minha total dedicação à Mãe do Céu . Dos santos gêmeos , a alegria que experimento ao seu dia e a vontade de presentear as crianças, mas não só isso,agradeço a PROFISSÃO que recebi como herança deles, a mesma praticada pelos dois santos MÉDICOS!

POSTAGENS MAIS ANTIGAS