30 DE DEZEMBRO - MISSA DA OITAVA DO NATAL
Duples - Paramentos brancos
Esta Missa omite-se e substitui-se pela do Domingo dentro da Oitava do Natal quando o Natal cair no Domingo, ou quando o Domingo dentro da oitava cair no dias 26, 27, 28 ou 30 de Dezembro.
Se o dia 30 for sábado, diz-se essa missa da oitava e não a da SS. Virgem "in sabbato".
Epístola
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo a Tito (3, 4-7): Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.
Evangelho
Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (2, 15-20): Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.
Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.
bsp;
Comentários