Novena das Almas - 6º Dia


Os hereges afirmam que o culto aos santos e orações dos mortos é condenado por Deus por se tratar de culto aos mortos. Ora, vemos diversas passagens da Sagrada Escritura em que Deus opera através de seus santos e inclusive já mortos: "Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé." (II Reis, 13, 21). Ora Deus se utilizou das relíquias (No caso os ossos) de um santo paras fazer um milagre. Deus se utiliza de seus santos para realizar prodígios e o que nós católicos fazemos é rogar aos santos que suas orações atendam os nossos favores. Invocação dos mortos, necromancia como fazem os espíritas é anticatólico e anti bíblico. Deus condena quem se dá a essas práticas, Deut. 18, 11: "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou a evocação dos mortos porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. ".

Os hereges que afirmam tal leviandade, são astutos, pois, querem provocar confusões nas mentes ingênuas dos fiéis mais desavisados. Os que se dão as práticas de evocação dos mortos, o fazem para adivinhações ou para saber "como estão as almas" após a morte. E bem verdade que em muitas traduções de bíblias aparece a palavra invocação, que que dizer, pedir algo, enquanto a palavra correta é evocação, que significa, reclamar a presença. Isso trata de um problema de tradução. Lembremos que a ideia de invocar a intercessão de um santo é um conceito que não existia na época dos israelitas, e que aparece somente com Cristo que afirmou que se podia pedir ao Pai invocando pelo seu santo nome.

Oração: Ó meu Senhor Jesus Cristo, eu vos adoro ressuscitado dentre os mortos, subindo aos Céus, e assentado à mão direita de Deus Pai; eu vos rogo que me façais merecedor de vos seguir a essa glória e ser apresentado a vosso santo acatamento. Amém.


Pai-Nosso; Ave-maria; Glória-ao-Pai...


Para a Intercessão de São Gregório Papa:


Ó meu Senhor e Deus, Jesus Cristo, que admirávelmente revelastes o mistério de vossa Santíssima Paixão ao vosso bem-aventurado servo São Gregório: peço-vos que a este miserável pecador concedais alcançar aquela perfeita remissão de pecados, que o mesmo vosso venerável pontífice, com abundante autoridade apostólica, liberalmente concedeu a todos que verdadeiramente se arrependessem e meditassem o progresso de vossa admirável paixão. Que vives e reinas por todos os séculos dos séculos. Amém.


Estas orações de São Gregório e Pai-nossos e Ave-marias que tenho rezado, ofereço-vos aos sagrados merecimentos da paixão e morte de meu Senhor, a quem peço mas que receba em desconto e satisfação de minhas culpas e pecados, confirmando o que São Gregório e outros pontífices tem concedido a quem as rezar diante da imagem do mesmo Senhor: e de tudo quanto ganho e minha vontade que Deus Nosso Senhor aplique o que for servido para tirar do purgatório a alma que seja mais que minha obrigação de seu santo serviço, bem e glória. Amém.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS