Liturgia Católica II: PRECES


"Ave Maria Gratia Plena, Dominus tecum..."
Para o culto público, além da língua comum, são também necessárias fórmulas comuns. Há muitas. Mencionemos aqui as mais gerais:

84. 1. Padre Nosso (ou Pai-nosso): É' a oração mais santa, mais sublime, mais essencial, mais geral e mais substanciosa de tôdas as orações.

1) É privilégio dos batizados; somente êles podiam rezá-lo publicamente nas reuniões dos fiéis; faziam-no pela primeira vez logo depois do batismo. Daí o uso de rezá-lo na administração dêste sacramento. Emprega-se também em outros sacramentos e bênçãos. 2

2) É dever dos batizados; já a "doutrina dos doze apóstolos" prescrevia que os cristãos o rezassem três vêzes por dia.

3) É parte integrante de tôdas as Liturgias da missa. Quanto os cristãos estimavam o Padre Nosso e sua dignidade de filhos de Deus, vê-se do criptograma achado por toda parte, da Inglaterra até o Egito e a Pérsia, e mesmo em Pompéia, destruída no ano 79, doze anos depois da morte de São Pedro. Por muito tempo resistiu a todos os esforços de decifrá-lo. Tem a forma seguinte:

R  O  T  A  S
O  P  E  R  A
T  E  N  E  T
A  R  E  P  O
S  A  T  O  R
 
É ao mesmo tempo símbolo da fé, sinal da cruz e princípio do Padre Nosso.

1. Símbolo da fé -  Significa: Deus criador (Sator) é o Senhor (tenet) do céu (rotas = sol) e da terra (arepo = arado) e de tudo o que nela há (opera).

2. Substitui o crucifixo, tão odiado pelos pagãos, pela letra T e pela figura

 T
 E
T E N ET
 E
 T
 
 
 3. Significa o Padre Nosso, quando se distribuem as letras do seguinte modo:
 
A
 
P
A
T
E
R
A PATERNOSTER O
O
S
T
E
R
 
O
 
A e O no fim dos braços da cruz significam Alfa e Omega, ou seja, Nosso Senhor Jesus Cristo, que se chama Alfa e Omega, o primeiro e o último, princípio e fim. A explicação dada é a que mais se justifica.

85. 2. Ave Maria - 1) Origem: compõe-se das palavras do arcanjo S. Gabriel e de Santa Isabel dirigidas a Maria Santíssima. Desta forma já se empregava na Liturgia de S. Tiago, depois da consagração. Na Liturgia latina aparece no século IX na qualidade de ofertório do 4.° domingo do advento, lugar que ainda hoje ocupa. A palavra "Jesus" ou "Jesus Cristo" foi acrescentada no fim do século XIV; a petição Santa Maria, no século XV. Pio V prescreveu a fómula atual.
2) Uso: faz parte da Liturgia na recitação do breviário (tradicional), nas orações pelos moribundos e no exorcismo solene.

86. 3. Símbolo dos apóstolos (Credo) - 1) Uso: emprega-se no ofício divino, no rito do batismo e da ordem, no exorcismo solene. 2) Etimologia: deriva-se da palavra grega symbállo: componho. Era costume grego que, fazendo amizade entre duas pessoas, quebrassem um caco de vaso em duas partes, ficando cada um com uma parte. Ao encontrarem-se mais tarde, podiam verificar a amizade, compondo as duas partes. Assim, pelo símbolo, se conhece o amigo de Deus, o verdadeiro cristão. 3) Apostólico: comparando as variações conhecidas do simbolo, chega-se forçosamente à conclusão que remonta ao tempo dos apóstolos. 4) História: os catecúmenos recebiam o símbolo oralmente algum tempo antes do batismo (traditio), e deviam rezá-lo no ato do batismo (redditio). Os santos padres recomendavam a recitação do símbolo como grande proteção contra o demônio e as tentações. S. Agostinho diz: Recite-se ao menos duas vêzes por dia. Daí o rito de rezá-lo na prima e nas completas (Breviário tradicional).

Fonte: Curso de Liturgia - 2ª Edição - Pe. João Batista Reus, S. J. - Ed Vozes Limitada - Petrópolis - Rj 1944


 

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS