Nossa Senhora do Sábado: a Ave-Maria o Santo Rosário e a Ladainha

80 - Qual a oração mais excelente que podemos fazer em honra de Maria?

E a Ave-Maria, ou Saudação Angélica, composta pelo Anjo Gabriel, por Santa Isabel e pela Igreja.

81 - Devemos apreciar muito esta oração?
Sim, porque, depois do Padre nosso, não há oração mais bela, mais excelente, mais útil:
1) encerra em poucas palavras os principais privilégios de Maria: cheia de graça, Mãe de Deus, advogada nossa poderosíssima;
2) foi composta pelo Espírito Santo;
3) lembra-nos o mistério da Encarnação;
4) é muito própria para reparar os ultrajes feitos pelos hereges contra Nossa Senhora.
82 - A Igreja recomenda alguma maneira especial de se rezar a Ave Maria?

Além das Ave-Marias rezadas no Rosário, a igreja recomenda a prática das Três Ave-Marias de manhã e à noite acompanhadas da invocação composta por Santo Afonso: "Maria, minha boa Mãe, livrai-me neste dia (nesta noite) do pecado mortal."
Lição XV

83 - Que é o Rosário?

É um conjunto de orações acompanhadas da meditação dos principais mistérios da vida de Nosso Senhor e de Nossa Senhora. Chama-se Rosário por ser como uma coroa de rosas que se oferece a Maria.
84 - Quem compôs o Rosário?
Na sua forma atual, o Rosário foi composto por São Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores, que foi para isso favorecido com uma revelação particular de Maria no ano 1206.
85 - Donde provém a excelência do Rosário?

a) da sua origem: pois foi a própria Santíssima Virgem quem o revelou a São Domingos;
b) das orações que o compõem: Credo, resumo das verdades de nossa Fé; Padre-nosso e Ave-Maria, as mais belas orações; Glória ao Pai, ato de fé e adoração à Santíssima Trindade; meditação dos mistérios da Fé;
c) da autoridade da Igreja que autorizou e recomendou por diversas vezes esta prática. Só o Papa Leão XIII escreveu dez encíclicas sobre o Rosário. Pode-se, portanto, dizer que é a devoção particular mais recomendada pela Igreja.

86 - Deve-se rezar sempre o Rosário?

É muito útil e salutar rezar todos os dias pelo menos o Terço, pois esta e a recomendação da Igreja e este foi o insistente apelo de Nossa Senhora nas aparições de Lourdes e Fátima: "Rezai o Terço todos os dias".
87 - A Igreja recomenda alguma forma especial de se rezar o Terço?

Sim, o Terço rezado em família ou em comunidade. Para cada dia que o fiel, em família ou em comunidade, reza piedosamente o Terço, meditando nos mistérios, a Igreja concede uma indulgência plenária, observadas as outras condições gerais. A Igreja exorta também os fiéis a rezarem o Terço no Mês do Rosário, mês de outubro, durante a Santa Missa ou diante do Santíssimo Sacramento exposto.

88 - O que é a Ladainha de Nossa Senhora?

É uma oração aprovada pela Igreja composta de 47 invocações a Nossa Senhora, recordando seus principais privilégios e títulos de honra, de veneração e de amor, pedindo sua proteção: "rogai por nós".

89 - Poderia dar a explicação de algumas dessas invocações ?

Sim:
Espelho de justiça: Maria é o espelho da perfeição cristã. Todas as virtudes cristãs brilham no Coração Imaculado de Maria. Este espelho de santidade nos foi dado como uma luz a guiar-nos no caminho da santidade.
Sede da Sabedoria: ou templo da Sabedoria, Templo de Deus, este título convém eminentemente a Maria, Mãe de Deus.
Causa de nossa alegria: Maria é causa da nossa alegria espiritual, pois nos trouxe Jesus e é por Ela que nos vem a graça de Deus.
Vaso espiritual: como um vaso precioso, o Coração de Maria encerra os dons espirituais da divina graça.
Vaso honorífico: este título convém à alma de Maria, onde permaneceu sempre a graça de Deus e a seu corpo, do qual o Divino Espírito Santo formou o Corpo de Jesus.
Vaso insigne de devoção: Maria encerra de maneira insigne, notabilíssima, a maior devoção de que é capaz uma criatura.
Rosa mística: a rosa é a rainha das flores, portanto é muito natural que Maria, rainha dos anjos e dos santos, seja comparada à rosa.
Torre de Davi: Davi, tendo se apoderado da torre dos Jebuseus, a qual dominava Jerusalém e servia de defesa àquela cidade, aumentou-a, fortificou-a e confíou-a aos soldados mais experimentados. Maria é a torre inexpugnável de defesa da Igreja contra os inimigos de todos os tempos (Jerusalém é figura da Igreja).
Torre de marfim: Nossa Senhora é aqui comparada a uma torre de uma alvura semelhante à do marfim, para nos lembrar sua pureza imaculada e poder que Deus lhe concedeu contra os inimigos da religião.
Casa de ouro: o ouro é símbolo da caridade, rainha das virtudes. Maria amou a Deus e ao próximo como nenhuma criatura.
Arca da aliança: já abundantemente explicado este título.
Porta do céu: este título pertence em primeiro lugar a Jesus Cristo, "Eu sou a porta"; mas, Maria também, de maneira subordinada a Jesus, é a porta do Céu, pela qual nos vêm as graças de Deus, e pela qual podemos ir a Deus.
Estrela da Manhã: a estrela da manha anuncia a chegada do sol, a dissipação das trevas; assim a chegada de Maria anuncia a vinda de Jesus, Sol de justiça que dissipa as trevas do pecado.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS