25 de Janeiro, Conversão do Apóstolo São Paulo (ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO)




25 de Janeiro, Conversão do Apóstolo São Paulo
Postado por Elias, O Profeta


A festa litúrgica da Conversão de São Paulo Apóstolo apareceu na Igreja no século VI e é uma festa própria da festa Latina. O Martírio do apóstolo dos gentios é comemorado no dia 29 de Junho. A celebração do dia 25 de Janeiro tem por finalidade considerar as várias facetas do Apóstolo por excelência. Ele diz de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos...", Mais também: "Eu sou o menor dos apóstolos... não sou digno de ser chamado apóstolo".


Apresenta, ele mesmo, as credenciais: Viu o Senhor, Cristo Ressuscitado lhe aparecer, sendo portanto, um testemunho vivo da Ressurreição de Cristo. Naquela mesma hora em que caminhava rumo a Damasco e prostrado em terra, o Senhor lhe aparece e lhe questiona: Saulo porque me persegues? Neste exato momento o apóstolo pergunta: "Senhor o que queres que eu te faça? A partir de então Paulo passa a pregar o evangelho que antes perseguia. Em poucos segundo Jesus transformou o grande perseguidor de sua santa fé no maior propagador do Evangelho que o mundo já conheceu.


Celebremos com grande alegria a festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, pedindo a Deus que ilumine os perseguidores de sua santa religião. Que Deus afaste de todos nós o erro da heresia e da apostasia tão presente na decadente sociedade moderna.


Fonte: Um Santo para cada dia - Mario Sgarbossa, Luigi Giovannini - Paulus - 2005 - 6ª Edição

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS