INTRODUÇÃO AO CATECISMO ROMANO: A esperança



A partir de hoje o blog começa um módulo especial, o catecismo Romano, no qual iremos abordar temas doutrinários sobre a doutrina da igreja e o pensamento cristão diante das questões que envolve o comportamento do homem moderno. A aula de hoje é sobre a virtude da esperança.

Quando tem de esperar algum benefício(o cristão), nunca arrefece ante a grandeza do bem almejado. Sente pelo contrário, sua coragem e esperança crescerem com a idéia de que Deus Todo-Poderoso nada é impossível.

Esta fé e confiança devem alentar-nos, principalmente nas obras extraordinárias que tivermos implorar alguma mercê de Deus. O próprio Nosso Senhor ensinou-nos o primeiro destes deveres, ao censurar a incredulidade dos apóstolos: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para lá, e ele passará. Nada vos será impossível". Quanto ao segundo dever, o apóstolo São Tiago inculca: "Peça com fé sem nenhuma hesitação, pois quem hesita assemelha-se a onda do mar, que o vento move e chicoteia de um lado para o outro. Não cuide, pois, tal homem receber do Senhor tal coisa". (Catecismo Romano I: XIII 123-127)
Oremos: Ó Deus que mostrai aos extraviados a luz da vossa verdade para que possam tornar ao caminho da justiça, dai a todos que professam a fé cristã que repudiem tudo aquilo que se opõe a este nome e sigam o que lhe é conforme. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho na unidade do Espírito Santo. Amem.

Seja bem-vindo ao Catecismo Romano!

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS