06 de Dezembro - São Nicolau, Bispo e Conferssor



Conhecido como Mikulas; Nicolas; Niklas; Klaus; Santa Claus; Nicholas of Bari; Nicolaas

Patrono da cidade de Alicante, da Rússia e da Grécia. Foi bispo de Mira (Turquia ) viajou a Terra Santa e ao Egito onde converteu vários ao cristianismo. Faleceu em 325. É conhecido como São Nicolau de Bari e suas relíquias foram levadas em 1087 para esta cidade italiana. A partir de então seu culto se estendeu a todo o ocidente. Diz a tradição que em Mira ele tinha grande afeto para com os meninos pobres e era o protetor dos meninos que o re-batizaram de Papai Noel. A tradição da figura de Papai Noel se estendeu por toda a França e todos os países nórdicos e particularmente no continente americano onde levou o nome de Santa Claus ou Santa Klaus .

A representação cultural de São Nicolau é baseado nos países baixos e no costume de dar as crianças um presente no dia do seu padroeiro e os Protestantes de New Amsterdã (agora Nova York) juntaram o folclore mágico a festa do Natal.

É de se notar que a figura de Santa Claus ou Papai Noel é baseado numa figura não cristã, no deus Thor, que associava o inverno a carruagem puxada pelas renas chamadas de Cracker e Gnasher.

Por toda a Europa, na idade media, a festa de São Nicolau era a ocasião de se eleger um "Bispo menino" que reinava até a "Festa dos Inocentes" em 28 de dezembro. Até hoje este costume existe em Montserrat, na Catalunha , Espanha.

São Nicolau, na arte litúrgica da Igreja, as vezes é mostrado como um jovem jogando três bolas de ouro na direção de três crianças pobres e as vezes retirando três crianças de um navio naufragando. É padroeiro dos marinheiros e dos navegantes.

Muito venerado em Mari, Monserrat e na Rússia e é padroeiro dos fazedores de perfumes, isto porque do seu templo em Bari, de quando em vez, exala inexplicavelmente, odores de Mirra.

Sua festa é celebrada no dia 6 de dezembro.

Fonte: Cadê Meu Santo

Comentários