Tríduo em honra de São Sebastião - 2º Dia do Tríduo – São Sebastião exemplo de soldado que combateu o bom combate. (Domingo 18 de Janeiro de 2015)



Sebastião, feito cristão pelo batismo, começou a ser, em Roma, entre muitos coirmãos na fé, vivo testemunho de caridade. Dizem os historiadores que, como conseqüência das perseguições, eram então numerosos os prisioneiros e os que se tornavam pobres porque o governo sequestrava os seus bens. Sebastião deu-se ao intenso exercício da caridade, visitando os encarcerados e confortando-os, encorajando-os e ajudando os que foram atingidos pela pobreza. Muito antes, pois, de dar o testemunho do martírio, Sebastião dava perante todos o testemunho da caridade. Hoje em dia são muitas pessoas marginalizadas e desempregadas. É, certamente, a nova legião de sofredores mais característica de nossos dias. Só a caridade dos verdadeiramente cristãos poderá socorre-los, ampara-los e estimulá-los. São Sebastião se apresenta, assim como modelo e exemplo que devemos imitar. E, certamente também, como intercessor no céu, por aqueles que sofrem entre nós privações e falta de conforto. Peçamos a nosso santo resignação para os que sofrem e coragem para sermos todos testemunhas da caridade fraterna.

Sinal da Cruz:

P.\ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rogai por nós, glorioso São Sebastião,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
  
      Ato Penitencial

P.\ Irmãos, reconheçamo-nos como pecadores e peçamos perdão pelos nossos pecados.
  
Senhor tende Piedade de nós 
Senhor tende Piedade de nós 
Senhor tende Piedade de nós
Cristo tende Piedade de nós
Cristo tende piedade de nós
Cristo tende Piedade de nós
Senhor tende piedade de nós
Senhor tende Piedade de nós
Senhor tende piedade de nós

P.\ Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

LEITURA  Mt 10, 28-33

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por uma moeda? E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais: valeis muito mais do que todos os passarinhos. A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus. Mas àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus». Palavra da salvação.

Oração: Ó glorioso Santo, que nos legais tão belo exemplo de coragem e caridade, nós vos pedimos que nos alcanceis de Deus o amparo para os pobres e marginalizados, e, para todos os cristãos, particularmente para nós que vos reverenciamos nesta novena, a graça do andor na caridade e da comiseração para com os sofredores. Por Cristo nosso Senhor, na unidade do espírito Santo. Amém

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. 

P.\ Bendigamos ao Senhor. Demos graças a Deus. 

São Sebastião rogai por nós ! 


Fonte: Novena de São Sebastião - Editora Santuário - Dom Antonio Afonso de Miranda, SDN - Bispo de Taubaté - 2000 A. D.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS