Catecismo Romano: Da parte dos sacramentos (Parte III)

Sacramento da extrema unção
Como prova da bondade divina... Para os fiéis será de grande vantagem saberem que os Sacramentos pertencem a classe dos sinais. Assim Ihes será mais fácil compenetrar-se dos santos e sublímes efeitos, que simbolizam, encerram e produzem. Levados por esta convicção, prestarão maior culto e adoração a bondade de Deus conosco.

Não é... a) sinal natural: Agora vem a  explicação dos termos "coisa sagrada", que constituem a segunda parte da definição. Será mais comodo fazê-la, se ampliarmos ligeiramente a penetrante análise, que Santo Agostinho faz das várias espécies de sinais.

Uns se chamam sinais naturais. Além da sua natureza própria, dão-nos uma idéia de uma coisa amais. Ora, como já de demonstrou, isto é uma caráter comum de todos os sinais. Assim onde há fumo, conclui-se que alí há também fogo. Este sinal se chama de natural, porque o fumo faz lembrar, não por convenção, mas pela experiência que que basta enxergar fumaça, par logo alguém concluir que, embora ainda latente, há por ali natureza e ação de fogo.

b) Nem convencional: Outros sinais há, que não o são por natureza, mas por invenção e instituição dos homens, para que possam comunicar-se entre si, transmitir a outrem suas próprias idéias, e conhecer reciprocamente as idéias e intenções de seus semelhantes. 

Grande é seu numero e variedade, como se vê pelo fato de que alguns sinais são próprios para a vista, muitos para os ouvidos, e os restantes para os demais sentidos. Por exemplo, quando acenamos para alguém, ou erguemos um pendão, é lógicos que tais sinais se destinam a percepção da vista; como assim os sons de trombetas, flautas e cítaras, que se empregam não só para deleitar, mas também para exprimir os íntimos pensamentos de nossa alma.

c) Mas o instituído por Deus: Além destes sinais já considerados, que se baseam em convenção humana, existem ainda uma terceira categoria de sinais, instituídos diretamente por Deus. Na opinião unanime dos teólogos, não são todos da mesma categoria.

Uns foram dados por Deus aos homens, só para significar ou recordar alguma coisa. De tal natureza eram as purificações legais, o pão asmo, e outras cerimônias, que faziam parte do culto mosaico.

d) Com força de produzir o que simboliza: Outros, porém, Deus instituiu como virtude, não só de simbolizar, mas também de produzir alguma coisa. A esta segunda classe de sinais pertencem , sem contestação so sete scramentos da nova Aliança. São sinais de instituição divina, não de invenção humana; possuem também a virtude de produzir os sntos efeitos que simbolizam. Assim cremos com fé inablável.

(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - 1962 - Ed. Vozes)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS