segunda-feira, 25 de junho de 2012

25 de Junho - São Guilherme, Abade

Tambem conhecido como São William de Montevergine, ele nasceu  em Vercelli ,  Itália em 1085 de uma família nobre. Ficando órfão  quando menino,  foi criado por parentes e na idade de 14 fez uma peregrinação a Santiago de Compostela , Espanha; eventualmente  tornando-se um eremita em Monte Virgiliano (moderno Monte Vergine, perto de Beveneto, Itália). Ele recebeu tantos discípulos  que ele viu que seria necessário organiza-los em uma comunidade a qual passou a ser conhecida como os Eremitas de Monte Vergine e seguiam a Regra da  Ordem dos Beneditinos. Guilherme fundou subseqüentemente monastérios em Conza, Gulietto e Salermo servindo como valoroso conselheiro ao Rei Roger I de Nápoles.

Teria levado uma vida santa e diz à tradição que na peste de 1120 ele cuidava dos doentes pessoalmente, e milagrosamente não contraiu a terrível doença e curava alguns doentes apenas com a sua benção e oração. Veio a falecer de causas naturais em 25 de junho de 1142 em Guglietto e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
A lenda diz que Guilherme construía a fundação da casa de sua Comunidade com a ajuda de um jumento e um lobo atacou e matou o animal. São Guilherme  ordenou então ao lobo que tomasse o lugar do jumento por que ele ( lobo) não poderia ter interrompido o trabalho da construção de uma Casa de Deus. O lobo passou a carregar as pedras no lugar do jumento.

Por isso na liturgia da Igreja, São Guilherme é mostrado ao lado de um lobo, com uma sela semelhante à de um jumento de carga.

Fonte: Cadê meu Santo

Nenhum comentário: