Nossa Senhora do Sábado: Quem é a Santíssima Virgem Maria?


1 - Quem é a Santíssima Virgem Maria?

A Santíssima Virgem Maria é a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem para nos salvar.

2 - Que se deve entender por predestinação de Maria ?

Deve-se entender o lugar especial e privilegiado que Maria ocupou no pensamento de Deus ao decretar e preparar, desde toda a eternidade, a grande obra da Redenção. Eis as palavras do Espírito Santo que a Igreja aplica a Maria: "O Senhor me possuiu no princípio dos seus caminhos, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma. Desde a eternidade fui constituída desde o princípio, antes que a terra fosse criada" (Prov. 8, 22 e ss.); "Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita de todas as criaturas" (Eclo. 24, 5).

3 - Para que foi predestinada Maria?

Além da predestinação à graça e à glória de todos os eleitos, Maria foi objeto de uma predestinação especialíssima: ter a honra de ser a Mãe do Verbo feito homem e, por isso, os mais preciosos dons da graça neste mundo e maior glória no outro.

4 - De onde veio o nome Maria?

Segundo a opinião dos santos doutores, São Jerônimo, Santo Epifânio, Santo Antônio. São Pedro Damião e outros, este santíssimo nome veio do Céu, foi por ordem expressa de Deus que São Joaquim e Santa Ana o impuseram em sua santíssima filha.

5 - Que significa o nome de Maria?

Significa: Estrela do Mar, Senhora, Soberana, luz brilhante, ou oceano de amargura.

6 - Devemos ter devoção ao nome de Maria?

Sim, porque é o nome da Mãe de Deus e nossa Mãe e protetora. Nome que enche o céu de alegria e é o terror dos demônios.

7- Há uma festa especial para honrar o nome de Maria?

A festa do Santíssimo Nome de Maria, no dia 12 de setembro. Festa instituída pelo Papa Inocêncio XI, em 1683, em agradecimento pela libertação da cidade de Viena sitiada pelos Turcos maometanos.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários