sábado, 3 de setembro de 2011

Nossa Senhora do Sábado - Nossa Senhora da Evangelização


Segundo uma sólida tradição sustentada nas histórias mais antigas, a imagem de Nossa Senhora da Evangelização foi obsequiada à recém criada diocese de Lima pelo Imperador Carlos V da Espanha por volta de 1540. É portanto, uma das imagens mais antigas da região que recebe culto.

Situada no retabulo mor da primeira catedral, a imagem de Nossa Senhora da Evangelização recebeu culto de grandes santos peruanos e presidiu os célebres Concílios Limenhos, de modo particular o terceiro, que tanta importância teve para consolidar a primeira evangelização desta parte importante da América Latina.


Diante dela foi depositada, em meio a uma grande festa, a primeira rosa florescida na cidade pelo primeiro bispo da diocese, Frei Jerônimo de Loayza.

A venerada imagem presidiu a vida da Igreja arquidiocesana de Lima, que teve tanta importância na difusão do Evangelho desde Nicaragua até o Cabo Hornos. A Ela foi entoado o Te Deum com motivo da Independência Nacional em 1821.

Recentemente, a imagem foi restaurada, devolvendo-lhe seu esplendor original, e colocada no altar do Santíssimo Sacramento na Catedral de Lima, onde recebe o culto dos fiéis.

Em 1985, durante sua primeira visita ao Peru, o Papa João Paulo II a coroou solenemente, consagrando-a a Nação; e trës anos depois, por ocasião do Congresso Eucarístico e Mariano dos países Bolivarianos, o Santo Padre a honrou de forma extraordinária ao concedê-la a Rosa de Ouro.

O conselho metropolitano honra diariamente a Nossa Senhora da Evangelização com uma Missa celebrada em sua capela, onde os fiéis recebem a Eucaristia, rezando em seguida o santo rosário e as ladainhas marianas do III Concílio Limenho, atribuidas a Santo Toribio de Mogrovejo, patrono do Episcopado latinoamericano.

Fonte: http://www.acidigital.com/Maria/evangelizacao.htm

Nenhum comentário: