Teologia Ascética e Mística: Introdução

A partir de hoje todas as sextas-feiras iremos abordar assuntos relacionados a teologia ascética e Mística, no qual iremos nos aprofundar num conhecimento que infelizmente é pouco conhecido dentro da própria Igreja Católica. Abordaremos temas de ordem espiritual e convidaremos os nossos leitores católicos a uma busca da perfeição evangélica. No mundo de hoje, em que somos bombardeados por todo o tipo de doutrina e pensamento, torna-se fundamental termos uma base sólida para que não nos deixemos nos levar por estas correntes que findam em conclusões duvidosas e contrárias a revelação do Divino Mestre.

Toda e qualquer vida necessita de se aperfeiçoar, e aperfeiçoar-se, aproximando-se do seu fim. A perfeição absoluta é a consecução deste fim, que só no céu alcançaremos. Lá possuiremos a Deus pela visão beatífica e pelo amor puro, e assim chegará a nossa vida à sua plena evolução; então seremos com toda a verdade semelhantes a Deus, pois o veremos tal como é, similes ei erimus, quoniam vidébimus eum sicuti est. Na terra não podemos adquirir se não uma perfeição relativa, aproximamos nos sem cessar dessa união íntima com Deus que nos dispõe para a visão beatífica. Desta visão beatífica e que vamos tratar.

Expostos os princípios gerais sobre a natureza da vida cristã, a sua perfeição, a obrigação de tender a essa perfeição e aos meios gerais de alcançar, descrevemos sucessivamente as três vias, purgativa, iluminativa e unitiva, pelas quais passam as almas generosas, ávidas de processo espiritual. Nos próximos capítulos veremos as cincos questões:

I. Natureza da teologia ascética;

II. Suas fontes;

III. Seu método;

IV. Sua excelência e necessidade;

V. Sua divisão;
(Fonte: Compêndio de Teologia e Ascética e Mística - AD. Tanquerey - 1961)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS