SANTO OFÍCIO: A diferença entre Fé e Heresia

"A Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade."
 (1Tim 3,15)
Iniciamos hoje uma nova série de publicações oficiais do blog para ajudar os fiéis leigos nos estudos da sua própria religião face a um mundo que respira uma atmosfera anticristã e anti-católica. Vivemos em um planeta em que desde os primórdios do cristianismo a religião Católica sempre foi alvo de ataques, desde pequenos grupos heréticos já na Idade Antiga até as grandes revoluções, Protestante, Francesa, Socialista e Sexual dos anos 60. Iniciamos hoje nossa séria tratando o tema principal da série: A Fé.



Segundo o Catecismo da Igreja Católica a fé é entendida da seguinte forma desde os tempos apostólicos:



"O que a palavra que eu penso. 25. A palavra acreditar não significa aqui o mesmo que pensar, sentir ou opinião, mas, como ensinado pelas Sagradas Escrituras, têm a força de um acordo mais certo com a mente acredita firmemente e constantemente a Deus que revela os mistérios. Por isso que acredita (no sentido em que é explicado aqui), que sem dúvida é algo convencido como totalmente verdadeira."



Vemos então que a fé é acreditar em livre arbítrio em uma revelação, no nosso caso, numa revelação divina. Diferente dos Deuses e religiões falsas criadas pelos homens, o Catolicismo tem sua origem em Jesus Cristo que trouxe a revelação máxima que anteriormente era reservada apenas ao povo Hebreu. Sabemos por estudos que Cristo pregou sempre de forma oral e juntamente com seus apóstolos pregaram de forma oral. Somente muitos anos após a morte e ressurreição de Cristo que os Evangelhos e Epístolas e Livros do Novo Testamento foram escritos. A diferença entre a Igreja Católica e as seitas protestantes é que a Igreja tem sua origem nos tempos apostólicos, enquanto as seitas protestantes quebraram este vínculo no século XVI com Martinho Lutero. Esta diferença chamamos de Tradição Apostólica que nasce na pregação do divino mestre. Para traduzir ou interpretar as sagradas escrituras a Igreja utiliza do Espírito Santo, da Tradição e do Magistério da Igreja. Daí a interpretação e a organização da Igreja Católica ser única no mundo. Diferente das seitas protestante, mesmo as de denominações e origens únicas tem suas divisões e divergência doutrinais.
Charles darwin criador da teoria da Evolução

Recapitulando, a Fé é acreditar em uma revelação divina e não um simples sentimento ou êxtase proporcionado por uma experiência de euforia. Podemos afirmar que única depositaria da Fé verdadeira é a Igreja Católica. Acreditamos porque temos provas desta revelação que são as Sagradas Escrituras, a tradição, a sucessão apostólica e fora sem contar as relíquia e milhares de milagres, inclusive muitos comprovados pela ciência que são fenômenos extraordinários que fogem a regra e as leis da ciência. Nossa fé é baseada no maior de todos os milagre já praticados por Cristo Jesus, a Ressurreição, daí que a Igreja Católica ter colocado como festa central da liturgia a Páscoa.

"Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." (I Coríntios 15,14)

A semana Santa é o ápice das festividades da Igreja Católica que finaliza na Páscoa da Ressurreição de Cristo, o Domingo dos domingos a Solenidade das Solenidades. Lutero acreditava que somente a fé bastava para a Salvação, ou seja, você poderia roubar, matar, ser o pior dos homens, como ele mesmo o foi, mas professando a fé em Cristo você será salvo. Não foi o que o Divino Mestre nos ensinou ao dizer:

"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." (São Mateus 7,21)
E o Apóstolo Tiago que teve aulas presencias com o próprio divino Senhor disse:

"Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (São Tiago 2,18)

"Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril?" (São Tiago 2,20)

"Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta." (São Tiago 2,26)
Tanto que Lutero considerou a Epístola de São Tiago Apóstolo como uma "Carta Palha", ou seja, sem valor algum. Agora algo tem que ser bem definido antes de prosseguir, Caridade, não é apenas dar esmolas ou pão aos miseráveis, caridade é amar o seu semelhante como se a ama a si mesmo.

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). (São Mateus 22,39)

Ou seja ser egoísta, traidor, falso, desrespeitoso, matar, roubar, cometer adultério, usar as pessoas para seu próprio propósito é matar a caridade é faltar com caridade. Então chegamos a uma conclusão, Não adianta dizer que tem fé se sua fé é uma mentira, se você é um homicida.  Um criminoso uma pessoa merecedora das punições severas do inferno, pois trai um princípio básico de sua vida, peca contra o que está pregando. São os famosos Sepulcros caiados.

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão." (São Mateus 23,27)

Então após entender melhor o que é ter fé, algo que é fruto da razão humana que acredita em algo revelado por um ser supremo que veio até aos homens e se mostrou para que o reconhecendo os homens encontrem o verdadeiro caminho da felicidade. Vamos definir o que é Heresia:

Assim define o dicionário Michaelis

heresia he.re.si.a - sf (gr haíresis+ia1) 1 Doutrina que se opõe aos dogmas da Igreja. 2 fam Absurdo, contra-senso, disparate.Var: heregia

Toda doutrina que vá contra os dogmas da Igreja, é claro que me refiro a única Igreja não fundada por mãos humanas pois não existe mandamento de Cristo para fundar Igrejas em oposição a que ele fundou é considerado heresia e todos os que partilham destas heresias são Hereges e todo herege está fora do caminho da salvação pois um e único é o caminho que leva o reino dos céus:

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram." (São Mateus 7,13)

Atos de ofensa a Religião também são considerados heresia:

"a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo presente, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém. Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente. De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado! É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo." (Gálatas 1,3- 12);
Martinho Lutero Pai da Heresia Protestante

São Paulo já advertia os Cristãos das primeiras heresias, ou seja, das falsas doutrinas que já assolavam a cristandade. Depois da era Apostólica que já enfrentava as heresias, teve-se as grades heresias, do gnosticismo, arianismo, iconoclastas, até a Revolta Protestante que gerou inúmeras seitas que ao longo deste curso vamos entender o porque o protestantismo teve maior duração chegando até os dias atuais com todo tipo de doutrinas, desde igrejas que pregam a sodomia até seitas que dizem que a maconha é uma erva divina. Espero que tenha causado uma boa imagem da nova série de publicações do Santo Ofício e que vocês nos acompanhe colocando comentários e dúvidas para melhor esclarecer o leitor sobre a Instituição mais antiga e ainda de pé no mundo a Igreja Católica.


"A Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade." (1Tim 3,15)

"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (São Mateus 16, 18-19)"

Diferente do que dizem os protestantes negando a primazia de Pedro. Em todos os fatos em que Deus muda o nome de alguém dando-lhe um significado, acompanha-lhe também uma hierarquia, assim foi com Jacó, Abraão, etc. Simão o Apóstolo foi designado por Cristo como chefe visível de sua Igreja conforme a passagem citada acima, e não todos os membros da igreja como uma espécie de anarquia. Leia atentamente os evangelhos e veja que ao se referir aos Apóstolos, Pedro sempre é o primeiro a ser mencionado ou destacado. Na ressurreição, descrita no evangelho de João, o apóstolo João era mais jovem e por esse motivo chegou primeiro ao sepulcro mas, somente entrou nele depois que Pedro entrou obedecendo a hierarquia estabelecida. Pedro fez o discurso em Jerusalém no dia de Pentecostes, Liderou o primeiro Concílio de Jerusalém e foi para Roma onde foi martirizado e coroado com a honrar dos mártires da Igreja. Foi a Pedro na segunda pessoa do singular que Cristo disse e foi a ele que entregou a chaves do reino dos Céus e a nenhum outro. Lembremos que outro personagem bem conhecido se revoltou contra a hierarquia celeste, o Diabo que queria ser o próprio Deus e por não respeitar a hierarquia foi expulso do céu com seus demônios.

Viva a Igreja de Cristo! Viva a Santa, Una, Apostólica Igreja Católica de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS