A fé católica perde espaço para as heresias e o ateísmo segundo FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou ontem que o número de católicos caiu de 2003 em que 73,4% dos entrevistados se declaravam praticantes da religião para em 2009 apenas 68,4% da população. O índice continua mantendo o Brasil a maior nação católica do Mundo, porém a pesquisa da FGV apontou um crescimento bem menor no número de protestantes em comparação a pesquisas anteriores e um aumento dos ateus e sem religião.

O Brasil ainda tem 3 quartos da população se declarando católica e é fácil observar que realmente houve uma queda. Mas também há dados que nos fazem a questionar, e fazer algumas observações.

Foram 200 mil entrevistados, não sabemos os critérios destas entrevistas e o modo como é conduzida.

Agnósticos e Ateus somam 6,7% da População, ou seja mais do que espíritas, o que é algo meio difícil de acreditar com tantos "devotos" de Chico Xavier.

Os seguidores do espiritismo se mantiveram praticamente estáveis (de 1,5% em 2003 para 1,75% em 2009), assim como os praticantes das religiões afro-brasileiras (de 0,23% para 0,35%) e das Igrejas Orientais ou asiáticas (de 0,30% para 0,31%). Bom na prática vemos pessoas de inúmeras religiões misturando crenças orientais e africanas e etc.

O Rio Grande do sul é o Estado com maior seguidores de religiões Afro-brasileiras, mais do que na Bahia? Meio difícil de acreditar...

Chegamos em 2009 ao menor nível de adeptos ao catolicismo na nossa história estatisticamente documentada. (...) Observamos a queda na proporção de católicos em todas as faixas etárias. Essa mudança foi menor para os grupos com idade mais avançada e maior entre os jovens"

Estudo Novo Mapa das Religiões, da FGV

Na realidade podemos afirmar que a Igreja Católica está perdendo espaço sim no Brasil, e não é surpresa que estes números venham demonstrar isso. Escândalos de clérigos, uma catequese falha e sem base, A CNBB preocupada com questões ambientais ao invés de se preocupar com seu apostolado que é bem ruim, para falar a verdade.

Mas o que está fazendo com que o Brasil seja menos católico e mais adepto a outras religiões ou até mesmo ateísmo. O que aconteceu desde de 1980 até os nossos dias para que este número tenha caído de 88,96% para 68,43?

Vemos que a redução mais dramática ocorreu na década de 90 com expansão do protestantismo, e agora a expansão da New age.

Evolução do catolicismo
1872           1980      19912001   20032009
99,72%           88,96%      83,34%        73,89%       73,79%       68,43%
  • Porcentagem da população brasileira
Vamos comparar dados do ultimo censo do ano 2000:

•73,8% dos brasileiros (cerca de 125 milhões) declaram-se católicos;
•15,4% (cerca de 26,2 milhões) declaram-se evangélicos (evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais);
•7,4% (cerca de 12,5 milhões) declaram-se sem religião, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas;
•1,3% (cerca de 2,3 milhões) declaram-se espíritas;
•0,3% declaram-se seguidores de religiões tradicionais africanas tais como o Candomblé, o Tambor-de-mina, além da Umbanda;
•1,8% declaram-se seguidores de outras religiões, tais como: as testemunhas de Jeová (1,1 milhão), os budistas (215 mil), os santos dos Últimos Dias ou mórmons (200 mil), os messiânicos (109 mil), os judeus (87 mil), os esotéricos (58 mil), os muçulmanos (27 mil) e os espiritualistas (26 mil).

O importante a entender é porque a mudança de religião? O que no catolicismo não se encontra mais e que faz pessoas aderirem outras religiões ou até mesmo desistiri de seguir a religião. Para isso vamos contar uma pequena história:

Há mais de 40 anos ocorreu na Igreja um Concílio (reunião dos bispos geralmente convocado pelo papa para traçar os rumos da Igreja ou condenar uma heresia), conforme o Concílio de Jerusalém no ano 51 contra os judaizantes que queriam impor a circuncisão aos pagãos batizados, O concílio de Nicéia que proclamou a Divindade de Cristo e a Maternidade Divina de Nossa Senhora em 325, o Concílio de Trento que condenou o protestantismo e fez uma reforma na Igreja em 1545. Já o Concílio Vaticano II tinha por objetivo principal em alterar o modo da Igreja atuar no mundo no final do século passado, mudando algumas partes da missa do latin para o vernáculo e também reorganizar a forma de atuar da Igreja frente aos povos. No certo é dito que o CVII foi um Concílio Pastoral. Essa era a intenção mas na sua realidade foi outra.

O concílio Vaticano II foi convocado pelo papa João XXIII em 25 de Dezembro de 1961 e inaugurado em 11 de Outubro de 1962, e foi realizado em quatro sessões e terminou em 08 de Dezembro de 1965 só que com o papado de Paulo VI.

O objectivo do Concílio é discutir a acção da Igreja nos tempos actuais, ou seja, a sua finalidade é "promover o incremento da fé católica e uma saudável renovação dos costumes do povo cristão, e adaptar a disciplina eclesiástica às condições do nosso tempo" e do mundo moderno. Por outras palavras, o Concílio pretende o aggiornamento (actualização e abertura) da Igreja. só que a história foi bem diferente. Com a morte do papa João XXIII assume o papa Paulo VI que mudou radicalmente os rumos do concílio.

O concílio veio trazer uma das mais terríveis heresias que abalaram as estruturas da "barca de Pedro", a heresia mordenista, inaugurada desde os tempos da revolução Francesa que perseguiu e tentou de todas as formas destruir o catolicismo. Esta heresia foi fortemente condenada pelos Papas Gregório XVI (1831-1846), Pio IX (1846-1878) e São Pio X (1903-1914). Esta atitude reaccionária foi também o espírito do Concílio Vaticano I (1869–70), que definiu o dogma da infalibilidade papal. Esta heresia tinha forte influência atéia dos iluministas franceses e socialistas. Porém após a II Grande Guerra surgia a heresia pós-modernista que pregava uma maior secularização da sociedade e menor influência religiosa. Em 1950, o Papa Pio XII, na sua encíclica Humani Generis, chegou mesmo a alertar para os possíveis desvios "neo-modernistas" da Nouvelle Theologie. Enquanto que tudo isso aconteça, os bispos de todo o mundo tiveram que enfrentar novos problemas originados por drásticas mudanças políticas, sociais, económicas e tecnológico-científicas. É neste ambiente paradoxal, quer ao nível interno quer ao nível externo da Igreja, que muitos católicos sentiram a necessidade de a Igreja encontrar uma nova postura para enfrentar o mundo moderno.

Se hoje vemos padres ou religiosos sem hábito religioso, missa de frente para o povo que mais parecem festa do que um culto cristão e encarada como uma ceia judaica e não mais sacrifício incruento de Cristo no altar, Batismo sem exorcismo, padres negando a existência do inferno, Renovação carismática, Teologia da Libertação, Ecumenismo, e tantas outras aberrações que ocorrem atualmente na Igreja são os frutos deste Concílio pastoral e não dogmático.

No Brasil e assim como na América Latina a presença da Teologia da libertação logo após o concílio foi o verdadeiro desastres que desencadeou uma onda de abandono do catolicismo em nosso solo. Missa "Afro", com elementos do candomblé, missa folclóricas com elementos de cultura indígena foram o prato cheio da invasão protestante Norte-americana.

Isso denominamos como invasão Norte-americana no nosso país, veja abaixo um texto que mostra bem a visão dos Estados Unidos na época:

"Conquanto o então presidente americano Teodoro Roosevelt, em 1912, percorrendo a Patagônia (Argentina), tenha dito, cheio de mágoa, que “será longa e difícil a absorção desses países pelos Estados Unidos, enquanto forem países católicos". dizer que o incremento à penetração das seitas na América Latina é um projeto ideológico americano pode ser uma assertiva tão fácil e simplista quanto ignorá-Ia. Por mais que se acumulem as evidências que robustecem a suspeita, seria temerário, como já observamos, concluir que haja um plano ordenado e sistemático naquele sentido. Não autoriza o juízo o fato de os Estados Unidos sediarem a totalidade das seitas que de lá desencadeiam o proselitismo sobre a América Latina, podendo também ser coincidência que o grosso do esquema financeiro que sustenta as atividades dos novos grupos religiosos seja da mesma procedência. É preferível adotar uma posição ingênua à primeira vista, do que avançar em acusações carentes de provas, embora os fatos sejam exageradamente auto-evidentes."

Extraído do Livro: Os demônios descem do Norte - Delcio Monteiro de Lima - Ed. Francisco Alves - 1987

Não podemos nos prologar muito sobre estas questões, mas também não podemos deixar nossa preocupação no crescimento do sentimento secular e laicista no Brasil. O protestantismo está com crescimento tímido mais ainda perigoso. Devemos entender que o objetivo destes protestantes vindo dos Estados Unidos é para desarticular a hegemonia católica em nosso país e destruir nosso patrimônio cultural e religioso. É uma pena que diferente da maioria dos países Latinos o Brasil mais parece uma prostituta que aceita qualquer negócio vindo de outros, absolvendo a cultura e até a religião de outros países. Continuaremos na luta contra as heresias, contra o movimento laicista e ateu e contra todos os que se armem contra a nossa querida e amada Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo que é Una, Santa, Católica e Apostólica.

Segue o texto das sagradas escrituras acerca do primeiro concílio (Concílio de Jerusalém ano 51)
“Os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, aos irmãos dentre os gentios que moram em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações! Tendo sabido que alguns dos nossos, sem mandato de nossa parte, saindo até vós, perturbaram-vos, transtornando vossas almas com suas palavras, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, escolher alguns representantes e enviá-los a vós junto com nossos diletos Barnabé e Paulo, homens que expuseram suas vidas pelo nome de nosso Senhor, Jesus Cristo. Nós vos enviamos, pois, Judas e Silas, eles também transmitindo, de viva voz, esta mesma mensagem. De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além destas coisas necessárias: que vos abstenhais das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas, e das uniões ilegítimas. Fareis bem preservando-vos destas coisas. Passai bem.” (At 15, 23:29)


Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. (II São Pedro 2,2)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS