Arcebispo de Malta pede não esquecer os 46 por cento de votos contra o divórcio

Roma, 03 Jun. 11 / 11:09 am (ACI)

O Arcebispo de Malta, Dom Paul Cremona, explicou que não se deve esquecer a grande porcentagem de votantes Maltases que se opôs no referendum celebrado no último 29 de maio à reforma que introduz o divórcio no país.

O referendum de 29 de maio terminou com 54 por cento de votos a favor de introduzir o divórcio. 46 por cento da população se opôs à medida.

Dom Cremona, em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano em 30 de maio, indicou que "obviamente, –este resultado– foi uma desilusão para a Igreja".

A incidência de separações matrimoniais em Malta é muito baixa. Segundo as estatísticas oficiais, somente 7 por cento dos matrimônios vive em estado de separação.

Os bispos Malteses recordaram a necessidade de um processo de reconciliação entre os partidários e os opositores pelo bem do núcleo familiar. "Nós, como membros da Igreja, pedimos perdão se por acaso alguns se sentiram ofendidos", e "de parte da Igreja perdoamos a todos os que nos fizeram sofrer", indicaram.

Dom Cremona explicou que nestes dias de debate, "todo mundo afirmou querer um matrimônio e uma família mais sólidos", e por isso se deve "fazer uma reflexão profunda sobre o estado do matrimônio no contexto daqueles que pedem um casamento como sacramento".

"A família deve ser um motor de evangelização para os filhos. Acredito que este é o desafio que a Igreja deve confrontar hoje para seus membros", acrescentou.
O Prelado explicou que todas as pastorais precisam tomar impulso por que "vivemos em uma cultura muito secularizada e isto supõe também uma provocação para a Igreja", concluiu.

O primeiro-ministro de Malta, Lawrence Gonzi, contra a reforma, indicou que o parlamento respeitará a decisão do povo e seguir a reforma em sua evolução.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21906

Editorial:

"Fico imaginando, se as pessoas já estão pensando no divórcio, e então para quê casam? Só por ser bonito, festivo ou algo solene? Acho que o mundo não entende mais o significado do casamento ou sacramento do matrimônio que é indissolúvel!"

Evangelho de São Mateus 19, 3-10:

Os fariseus foram a Jesus e perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?
Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse:
Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?
Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?
Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim.
Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.
Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS