11 de Junho – São Barnabé, o apóstolo


Conhecido no Brasil como São Barnabé.

Apostolo e mártir viveu no primeiro século, patrono de São Paulo ele nasceu com o nome de Josés Justus em Chipre. Os apóstolos o chamaram de Barnabé ( filho da consolação )quando ele se tornou um cristão em Jerusalém. Ali ele patrocinou São Paulo apresentando-o como seu discípulo. Ele levou Paulo para Tarsus e também levou Paulo quando foi com São Marcos, seu primo para a Antióquia. Ele conduziu missões em Chipre, Perga, Iconium e Listra em Lycaônia (hoje Turquia). Ele sofreu perseguições e voltou para Antióquia e depois ele deixou São Paulo e foi para Chipre com São Marcos. A tradição diz que Barnabé pregou na Alexandria, Egito, Roma e Grécia.

Quando estava pregando em Listra na Licaônia, ele percebeu a presença de um paralítico e disse "Levanta-te e anda " e o milagre aconteceu.

Ele teria sido apedrejado até a morte em Salamis na Grécia no ano de 61DC. Ele não é um dos 12 apóstolos originais, mas ele é descrito nos Atos dos Apóstolos. Seu nome está na Primeira Prece Eucarística. Ele é o padroeiro de Milão, Florença, dos missionários e dos tecelões. Quando sua tumba foi descoberta em 485, suas relíquias foram levadas para Constantinopla, (agora Istambul) pelo Imperador Zeno. Mais tarde suas relíquias foram para Milão, Edenna, Pávia , Gênova , Cremona , Nápoles, Praga, Florença, Namur, Tournas, Bélgica e Toulouse.

Ele é o fundador da Igreja Cipriota.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo, ou segurando o Evangelho de São Matheus , ou sendo apedrejado.

Sua festa é celebrada no dia 11 de junho

NA:

A apócrifa Epístola de São Barnabé foi durante muito tempo atribuída a ele, mas hoje se sabe que foi escrita por um cristão da Alexandria entre os anos 70 e 100 DC.
O Evangelho de São Barnabé foi provavelmente de autoria de um cristão italiano, que depois se converteu ao Islãmismo.
Os "Atos de Barnabé’ foram durante muito tempo atribuídos a São Marcos, mas hoje é sabido que foram escritos no quinto século, e não se sabe por quem.
Fonte: (http://www.cademeusanto.com.br/sao_barnabas.htm)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS